sábado, 8 de fevereiro de 2014

A Bem da Humanidade




Ligam-me à Régua, às suas instituições e às suas gentes laços da mais profunda admiração, estima e carinho.
Com os seus bombeiros, vivi na Régua pelo menos dois inolvidáveis Congressos nacionais e partilhei o entusiasmo de estarmos unidos nos mesmos valores e nobres ideais de solidariedade humanitária.
Com a sua Misericórdia, partilhei a alegria de sonhos e projectos já desde o tempo do saudoso provedor e ímpar amigo, Comandante Cardoso, de tão boa memória que já antes conhecera nos jornais e nos bombeiros.
Do mesmo modo, como Confrade da Confraria dos Vinhos tive o privilégio de viver momentos de rara beleza na investidura e na evocação dos valores da região e dos reguenses ilustres que  tanto valorizaram a história desta terra.
Alegra-me, por isso, e muito, a oportunidade que aqui me oferece o estimado Dr. José Alfredo Almeida de apresentar esta colectânea de belos pedaços de alma e de história da Régua e dos seus bombeiros.
A ímpar e insuperável sabedoria bíblica, consagrada no cap. 44 do “Livro de Ben Sirá”, estimula e apela ao louvor dos "homens ilustres nossos antepassados, segundo as suas gerações", porque "as suas obras não foram esquecidas e os seus descendentes mantiveram-se fiéis à aliança", de modo que "nem a sua posteridade nem a sua glória terão fim". É por isso que são tanto de louvar os testemunhos de vida e de memória colectiva que os depoimentos aqui coligidos representam. Na verdade, eles trazem à nossa consideração não apenas a memória que a Bíblia exalta e estimula, mas sobretudo a dignificação dos valores, da generosidade e da cultura de humanismo que a interpelação bíblica pressupõe. Dignificar tais valores e as pessoas e instituições que lhes dão vida é construir humanidade. Muito me alegro, pois, e felicito, louvo e aplaudo por este oportuno trabalho.
Bem haja, Dr. José Alfredo Almeida. Bem hajam quantos aqui consigo, de modo tão generoso e belo, enaltecem e dignificam estes valores e estes nobres ideais. Seja em louvor da Régua, dos seus Bombeiros e a bem da Humanidade!

Roma, 22 de Outubro de 2013

P. Vítor Melícias, OFM
(Presidente Honorário)

Sem comentários:

Enviar um comentário