segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Interrogar o Futuro


Foto:  Marques Valentim


A capacidade de interrogar é certamente um dos mais importantes atributos que o Homem possui. Olhar em volta e questionar o porquê das coisas constitui um exercício de inquietação construtiva.
É na resposta às perguntas formuladas que o Homem tem encontrado sempre força, engenho e arte para seguir em frente no caminho do progresso e da inovação, para resolver as encruzilhadas da história, por mais complexas que sejam.
A resposta adequada a uma interrogação não é um processo rectilíneo, com princípio e fim únicos. As variáveis são muitas e só a justa ponderação destas nos permite encontrar a resposta certa, no tempo certo.
Interrogar, reflectir e responder constitui, então, um método eficaz para construir o futuro, individual ou colectivo. Tanto dos homens como das instituições.
Partindo desta metodologia, interrogo: que futuro para as associações humanitárias de bombeiros?
Respondo desde já a esta pergunta, com uma afirmação literal: é necessário repensar estas instituições!
São muitos os sinais que apontam para a necessidade de nelas se introduzirem profundas alterações de natureza organizativa e funcional.
Antes de mais, torna-se indispensável consolidar doutrina, recuperando os valores fundacionais. Depois, é imprescindível assumir sem equívocos que a profissionalização da estrutura nuclear da sua missão constitui uma realidade que as circunstâncias tornaram inevitável. É ainda urgente entender que o perfil sociológico do voluntariado mudou profundamente, exigindo das associações e dos corpos de bombeiros mais abertura à iniciativa e à participação dos voluntários, sem quebra da disciplina que a missão torna insubstituível. Finalmente, torna-se necessário investir em lideranças mais qualificadas e orientadas por objectivos, de curto e médio prazo, caracterizados pela inovação, que compensem a redução de recursos financeiros que marcará as lideranças associativas dos próximos anos.
Para atingir estes objectivos, urge recusar a lamúria impotente e intriguista. Importa adoptar medidas corajosas que materializem mudanças efectivas, mantendo a essência dos valores, mas dando-lhes novos e mais eficazes meios de concretização prática.
Interrogar o futuro começa necessariamente por avaliarmos o nosso presente de forma humilde e responsável, sem subterfúgios nem álibis, que apenas visam prolongar os poderes instalados.
Não proponho um cisma associativo. Defendo apenas que abramos a porta ao futuro e o deixemos entrar, nas associações humanitárias de bombeiros do nosso país, agindo como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua e os seus dirigentes vêm fazendo, com particular empenho e inteligência, após 133 anos de vida.

Duarte Caldeira

Sem comentários:

Enviar um comentário