segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Rio da Amargura







           O Rio da Amargura
           (Diário de Mercedes)

           Autor: Eurico Figueiredo
           Editora: Bizâncio

Sobre o Livro: 
"Repleto dos sons, sabores, cores e paisagens do Douro, O Rio da Amargura prende-nos do princípio ao fim. Acompanhamos as aventuras e desventuras de Mercedes com a mesma intensidade com que a protagonista as viveu, da sua paixão pelo Douro, das suas descobertas das pequenas e grandes histórias que fizeram a região, até aos seus amores mais ou menos felizes, passando pela sua luta, como produtora do Douro, com as hilariantes e penosas burocracias tão genuinamente portuguesas."

Sobre o Autor:


Eurico Figueiredo nasceu em 1939, em Vila Real. Militou no MUD Juvenil e na juventude comunista. Apoiou a campanha de Humberto Delgado. Foi um destacado militante do movimento associativo estudantil, tendo sido preso em 1962, quando era Presidente da Comissão pró-Associação da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Licenciado (1967) em Medicina pela Universidade de Lausana e doutorado pela Universidade de Genebra (em 1976), faz parte de várias sociedades internacionais e nacionais, entre as quais a Sociedade Portuguesa de Psicanálise. Actualmente é Professor Catedrático de Psiquiatria aposentado pela Universidade do Porto (Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar), onde aliás teve cargos relevantes. 
Colaborou na estimada revista Cadernos de Circunstância (nº1, Novembro de 1967; sendo a sua comissão coordenadora composta por Alfredo Margarido, Aquiles de Oliveira, Fernando C. Medeiros, João Rocha, José Porto e M. Villaverde Cabral). Funda (com Ana Benavente, António Barreto, Carlos de Almeida, Medeiros Ferreira e Manuel Lucena), em 1970, a importante revista clandestina "Polémica" (1970-1974), editada em Genebra (Suíça) e ligada ao Grupo Socialista Revolucionário. Tem publicado, ainda, inúmeros artigos em periódicos portugueses e vários livros no âmbito da psicanálise e da ecologia.


Fonte: Dicionário dos Mais Ilustres Trasmontanos e Alto Durienses, Vol II, Guimarães, Editora Cidade Berço, 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário