segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Salão Recreativo Reguense







"É omissa, quanto a Teatro, a História da Vila e Concelho do Peso da Régua - da autoria do nosso saudoso conterrâneo José Afonso de Oliveira Soares. É pena, porque a nossa vila, a modo de dizer, teve sempre teatro. Antes de haver o Cine-Avenida, com palco adventício, houve lá em baixo, ao cimo da Rua das Vareiras, o Salão Recreativo Reguense e, em tempo mais remotos, uma casa de espectáculos, situada à beira rio, isto é, nas imediações da Meia-Laranja de Cima, pouco mais ou menos onde hoje funciona o armazém da casa Sandeman.
Na falta de quem frequente o Cine-Avenida nem falta quem se lembre do Salão Recreativo. Do velho teatro, situado à beira rio, é que ninguém se lembra. O tudo-nada que sabemos dele veio até nós por tradição. Ouvimo-lo contar a nossos pais e avós.
Diziam eles que o teatrinho do seu tempo não era nada ridículo. Tinha camarotes e tudo quanto há para tornar decente uma pequena casa destinada à arte de representar. Foi teatro que não envergonhou a terra. Nem se envergonharam dele grandes actores que nele trabalharam."

João de Araújo Correia 

2 comentários: