sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O pintor Jaime Silva




Pintura de Jaime Silva

"Marcando um lugar diferente na arte contemporânea nacional, a obra de Jaime Silva é uma pintura como ele próprio a define "feita de profundidade", ou seja, expressão da plenitude de uma escrita plástica que surge aos olhos de quem a vê, como obra autêntica. Porque este discurso plástico valorativamente trabalhado entre uma figuração lírica e um expressionismo abstracto, contemplou desde o início o que de mais puro e intacto havia no imaginário do pintor, ou seja, a violência  ancestral de quem viveu nas margens abruptas do Douro!"        
Cristina de Azevedo Tavares

Nota: Jaime Silva nasceu em Peso da Régua, em 1947. 
Licenciou-se na Escola Superior de Belas-Artes do Porto e pouco tempo depois formou o Grupo Puzzle, juntamente com Graça Morais (com quem foi casado), Albuquerque Mendes, Armando Azevedo, Carlos Carreiro, Dario Alves, João Dixo, Pedro Rocha e Pinto Coelho. 
Paralelamente, ao longo da sua carreira de pintor, tem leccionado em escolas como o Ar.Co e a Sociedade nacional de Belas-Artes. 

1 comentário:

  1. Caro José Alfredo Almeida
    muito grato pelas suas palavras / Em 03.Abril.2014 inauguro Expo Antologica no Museu da Faculdade de Belas Artes do Porto.Fica desde já o meu amigo convidado (e naturalmente os seus seguidores) / Abraço / Jaime Silva

    ResponderEliminar