"Douro, Um vinhedo milenar. O "país vinhateiro", como lhe chamavam, outrora os ingleses. Uma paisagem monumental onde se confundem a natureza e a história. Uma cultura transmitida de geração em geração para criar vinhos de excelência. Poucas regiões ostentam uma identidade tão vincada. Uma vocação e um destino. Da terra e dos homens.
(...)
Por tudo isso, a celebração dos 250 anos da Região Demarcada do Douro só terá verdadeiramente sentido se assinalar, mais do que uma efémera evocação do passado, um compromisso para o futuro. Se for capaz de sensibilizar e mobilizar as forças vivas da região e os poderes públicos para se empenharem na criação de condições que assegurem a preservação do património e a sua transformação num valor de recurso que se reflicta no desenvolvimento efectivo e equilibrado do território regional e na melhoria das condições de vida das populações.
(...)
E, sobretudo, é preciso entender que uma paisagem cultural viva não existe sem as pessoas. São estas que lhe dão conteúdo e significado."
Gaspar Martins Pereira
Professor da FLUP
Sem comentários:
Enviar um comentário