quarta-feira, 16 de abril de 2014

O Homem Duriense

Foto: josé alfredo almeida


"Quando fui abordado para falar  sobre o homem duriense no encerramento desta feira, fiquei indeciso.(...)O tema corria-me nas veias.(...)Filho, neto, bisneto e tetraneto de obscuros cavadores, carreiros e almocreves, que séculos a fio saibraram, sulcaram e palmilharam as encostas do Doiro, criado a ouvir a crónica deles e a de quantos os acompanhavam na via-sacra - e Deus sabe até que ponto ela era dolorosa - atento, por conta própria, a um destino que sempre me pareceu exemplar no seu dramatismo, como poderia eu escusar-me(...)? (...) E aqui estou a meditar em voz alta na história trágico-telúrica desse herói singular, escrita nas fragas com tinta do suor."  

Miguel Torga

Sem comentários:

Enviar um comentário