domingo, 20 de abril de 2014

Cruz Sagrada de Poiares



"(...) na igreja paroquial de Poiares, comarca de Vila Real, no arcebispado de Braga há uma cruz forrada de prata, grande antiga e fermosa, que se achou no de 1500 no lugar onde o Bailio Luís Alvares de Távora erigio a ermida de seu nome.
Obra Deus por ela muitos milagres, leva-se nas procissões solenes e nas que se fazem por algumas necessidades públicas (...).
Tem no pé o seguinte letreiro: Era M.MCCLXIII, fecit Alphnsus Menendi, frater hospitalis, hunc Cruxifixum."

Vergílio Correia

" João de Araújo Correia esclarece que Afonso Mendes, irmão da Ordem do Hospital, fez ou mandou fazer o crucifixo. A data inscrita é da era de César, mas corresponde, na actual era de Cristo, ao ano de 1225.
Associada á cruz existe uma lenda antiga que a dá como soterrada no alto de Santa Bárbara, da mesma freguesia de Poiares.
(...)
O cronista declara que esta lenda pode explicar o facto da cruz estar escondida até 1500, mas questiona não ser fácil perceber a razão do seu escondimento. Avança, porém, a hipótese de haver receio de roubo.
João de Araújo Correia admirava esta jóia de arte sacra. Chegou a vê-la, algumas vezes, mas já não se lembra de ter visto o letreiro, em latim, acima referido.Dela faz esta descrição: na face principal tem o Crucificado e na  face oposta um Agnus Dei e os símbolos dos apóstolos e evangelistas."

Manuel Joaquim Martins de Freitas in" João de Araújo Correia - Cronista das Gentes do Douro"  

Sem comentários:

Enviar um comentário