sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Menina memória


    

Menina de penteado à Beatriz Costa, pareces uma asilada. Cortaram-te as tranças por causa dos piolhos? Estás toda ancha na tua qualidade de aluna da Escola Primária. Sorris para ficares mais bonita na fotografia ou porque aprender te faz feliz? Tens atrás de ti o mapa de Portugal Continental, mas não duvido de que não precisas de olhar para ele para papagueares serras e rios, províncias, cidades, vias férreas.Aposto que sabes de cor todas as estações e apeadeiros, do Minho ao Algarve.
Parece-me que ainda usas, para escrever ditados e redacções, aquelas penas com aparo a molhar o bico no tinteiro de cerâmica enfiado num buraco da carteira, gasta e carcomida. Para as contas tens a lousa e o giz que agora estão na moda para meninos brincarem.
Diz lá. Não é verdade que sabes os nomes de todos os reis de todas as dinastias? E de todos os navegadores, suas descobertas e respectivas datas? E esses exercícios de arimética, como diziam as pssoras da época, falhaste algum?
O que tu já aprendeste! Tanta coisa para o futuro varrer!
À tua frente, em lugar de destaque, estão as imagens imponentes e compenetradas de dois senhores importantes que ladeiam o crucifixo. Sabes lá o que lhes aconteceu anos mais tarde: os chefes foram apeados e o pobre Cristo por pouco escapou à expulsão. Quiseram voltar a crucificá-lo!
Menina memória em espaço memória. Podes esquecer tudo o que aprendeste, mas não percas esse sorriso.



Vila Real 1 de Setembro de 2016
M. Hercília Agarez

1 comentário:

  1. ...Apreciei....sim..!!
    ..MENINA ..esta,:::como hoje ..não há...!!??

    ResponderEliminar