domingo, 7 de janeiro de 2018

Atracção do campo






                                               Toda a paz da Natureza sem gente
                                               Vem sentar-se a meu lado.
                                                       
                                                                  Alberto Caeiro/ F. Pessoa



A natureza campesina inspirou, desde sempre, a arte. Exemplifiquemos com a poesia (desde a Idade Média) e com a pintura impressionista. As medas são o contexto espacial de A SESTA de Millet (1886) em que se vê um casal de ceifeiros a descansar do curvado trabalho. Quatro anos depois o seu discípulo Van Gogh copiou rigorosamente o quadro, (o que aconteceu mais de uma vez), ele que buscava em ambientes rurais matéria para as suas pinturas.

O ser humano é dotado de uma característica psicológica a que se chama associação de ideias. Explico, assim, o que me sugeriu a fotografia. A menina, em pose de sempre folga, marca um contraste com o que lhe serve de assento passageiro: a macieza arrumada da toilette, complementada com o lencinho a proteger o penteado da aragem, contrasta com a aspereza solta do folhelho. Que romântico, dirão as amigas suspirantes, no conforto dos seus sofás,  imaginando-se naquele local  sem testemunhas! E  bem acompanhadas...



Vila Real, 07 de Janeiro de 2018
M. Hercília Agarez

1 comentário: