quarta-feira, 6 de junho de 2018

Responda quem souber

Foto:josé alfredo almeida


  Mas o que vem a ser isto? Isolada, buscando protagonismo entre camaradas a quem não passa cartão, esta árvore teve todo o tempo do mundo para ensaiar exercícios de malabarismo, qual artista circense. 
   A mim parece-me uma modelo esfíngica, anoréctica, longilínea, com tímida saliência traseira, rasa de peito, segurando, de braços erguidos, sobre o toucado egípcio, uma coroa de louros. Mereceu a eleição de miss Barbie.  Vestida a preceito, longo vestido em noite de gala. Só faltam a passadeira vermelha, os flashes, os aplausos, os repórteres das revistas de consultórios e de cabeleireiros.

    Se estivéssemos em meados do século XX, saltaria para as páginas dos jornais como um fenómeno, coisa em que o Entroncamento era fértil. Pois não apareceram por lá pinto com três patas, carneiro com quatro cornos, ovo pesando 800 gr., planta com batatas por baixo da terra e tomates ao ar livre, espiga de milho com vinte maçarocas, abóbora com 60 quilos e muitas mais aberrações de fauna e de flora?
    Como explicar esta façanha arbórea? Bizarria? Direito à diferença? Provocação? Ou será obra de incógnito estatuário modernista? Responda quem souber.

M. Hercília Agarez
Vila Real, 06 de Junho

1 comentário:

  1. Um belo e variado retrato da imagem.
    Perante as várias hipóteses, eu arrisco
    a obra de incógnito estatuário modernista...
    Quem sabe?

    ResponderEliminar