quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Aos deuses

Foto:josé alfredo almeida


O Santuário de Panóias, durante muitos anos denominado Fragas de Panóias. A construção deste recinto sagrado terá sido realizada entre os finais do Séc. II e os inícios do Séc. III. É constituído por um recinto onde se encontram três grandes fragas, entre outras mais pequenas, onde foram talhadas várias cavidades, de diversos tamanhos, bem como escadas de acesso. Numa das rochas foram também gravadas inscrições, três delas em latim e uma em grego, onde se lêem as instruções dos rituais celebrados em Panóias, a identificação dos deuses e a do dedicante. As inscrições podem traduzir-se da seguinte maneira:

"G.C. Calpurnius Rufinus consagrou dentro do templo (templo entendido como recinto sagrado), uma aedes, um santuário, dedicado aos Deuses Severos".

"Aos deuses, G. C. Calpurnius Rufinus, claríssimo, com este (templo) oferece também uma cavidade para se proceder à mistura."

Pode considerar-se que existem, em Panóias, testemunhos de um rito de iniciação dos mistérios das divindades infernais com uma ordem e um itinerário muito precisos - a matança das vítimas, o sacrifício do sangue, a incineração das vítimas, o consumo da carne, a revelação do nome da autoridade máxima dos infernos, e por fim a purificação.

in site  Douro Alliance 

1 comentário: