dispersos
Autor: Camilo de Araújo Correia
Edição: Garça Editores, Lda, Régua-2008
"Mas houve apontamentos.
Eles aqui ficam, ao jeito de acenar com aquele lenço que tempos sempre à mão para dizer adeus"
Camilo de Araújo Correia
in Quarenta anos de gás
"Para além das suas crónicas e dos seus contos, foram muitas as ocasiões em que Camilo de Araújo Correia foi solicitado para intervir publicamente, quer como personalidade referência da cultura duriense, quer em nome da família Araújo Coreia, nos vários momentos em que seu pai foi lembrado publicamente e homenageado. Alguns desses momentos, o autor, em boa hora, mandou imprimir em letra de forma e resguardar por capas humildes mas limpas, dando à estampa pequenos opúsculos que rapidamente se esgotavam nas mãos dos amigos e nas livrarias da região - ficaram, portanto, dispersos e longe dos escaparates das livrarias do país.
Poucos dias antes da sua partida para Canelas do Douro, Camilo de Araújo Correia demonstrou a dois sócios da sua editora de então - a Garça Editores - a sua vontade de reunir em livro todos esses opúsculos dispersos.
Aqui estão algumas das suas palavras mais emocionadas. Muitas ficaram nos manuscritos ou em artigos de jornal, Aqui está cumprido um desiderato do homem e do escritor. Assim fica satisfeita a promessa que então lhe fizemos e hoje oferecemos emocionadamente, a ele, à região, que se o encantou e ao país que ainda está a tempo de o reconhecer."
José Braga-Amaral
Mário Mendes
Sem comentários:
Enviar um comentário