terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Profecia




Perfil Literário de João de Araújo Correia
(Ensaio)


Autor: Cruz Malpique
Edição: Imprensa do Douro, Régua-1964



"Neste livro que o leitor tem à sua frente - não diremos que o autor de Terra Ingrata é " o maior contista de todos os tempos" ( o que daria aso a que não lhe apetecesse mais pegar na caneta, ou a que se sentisse desonrado  para todo o sempre), mas não podemos deixar de dizer - lá nisso tenha santa paciência! - que é; à hora do presente, um dos contistas com direito a que lhe componham o nome em "caixa alta".
Enquanto, se escrever a língua portuguesa, do seu nome não poderá dizer que foi escrito sobre a água corrente, logo apagado, mal nasceu...Esse nome nasceu, cresceu e situou-se no signo da perenidade. Escusam certos zoilos de se dar ao trabalho de o querer safar. Perdem o seu tempo. Como perderiam o seu latim - se o tivessem.
Esta  a nossa profecia, que vai ver certinha, Tão certinha como dois e dois serem quatro.
A biografia do escritor estamos dispensados de a escrever, porque ele próprio a escreveu a nosso pedido.
Se não existisse já - e inteligentemente prefaciada - uma antologia dos contos de João de Araújo Correia ficaria bem transcrevermos alguns. Como, porém, se nos anteciparam, para aí remetemos o leitor ansioso de tomar o primeiro contacto com o genial artista."

(Os Melhores Contos de João de Araújo Correia, Selecção e prefácio de Guedes de Amorim, Editora Arcádia Lda, Lisboa, 1960)


Cruz Malpique

Sem comentários:

Enviar um comentário