quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Viajar com...João de Araújo Correia







Viajar com...João de Araújo Correia
Autores: João Bigotte Chorão e José Braga-Amaral
Edição da Delegação Regional da Cultura do Norte/Edições Caixotim-2005





Viajar com João de Araújo Correia é viajar pelo país real, o país vinhateiro, o país camiliano. São viagens rápidas mas não de voo de pássaro, porque a curiosidade e o dom de observação as enriquecem de notas incisivas. Mas a Medicina a tempo inteiro e a Literatura só a horas mortas não lhe deram folgas para viajar e muito fora de portas.
(...)
Se descia do Douro à foz do Tejo, era porque Lisboa o homenageava ou vinha falar  em homenagem a alguém - fosse o seu mestre Trindade Coelho, fosse o seu amigo Domingos Monteiro. Aproveitava essas vindas para bater à porta de escritor do seu particular apreço, como Fidelino de Figueiredo, já nesse melancólico crepúsculo que só lhe permitia comunicar por escrito.E, certamente, se encontrava com Aquilino Ribeiro, que, com a sua autoridade de grande senhor da língua, chamava a João de Araújo Correia "mestre de nós todos".
(...)
João de Araújo Correia é fiel às suas raízes geográficas - o seu Douro, o seu "país vinhateiro" - à sua família pelo sangue e o espírito. Vemo-lo aproximar-se das suas estantes, onde os livros se dispõem em boa ordem. Não estão ali imóveis e inúteis para serem admirados pelas encadernações de preço, mas para se consultarem e relerem, no gosto sempre renovado, pelo bom sabor da língua portuguesa.



João Bigotte Chorão e José Braga-Amaral

1 comentário:

  1. Fotografia ( de toda a coleção Viajar com... os caminhos da Literatura) de ©ANTÓNIO PINTO - fotografia@antoniopinto.com
    Porque a publicação não é só texto...

    ResponderEliminar