quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Caldas do Moledo

Foto: josé alfredo almeida


Decifra-me, mas não me conclua, eu posso te surpreender.


Clarice Lispector



Eu nasci neste lugar.
As minhas origens são as  Caldas do Moledo, onde fica este  belo e único parque termal do Douro.
Aqui está toda a minha  minha infância  e os  únicos  e credíveis  testemunhar dos meus primeiros passos que aprendi a dar na dureza dos  caminhos da minha existência.  
Aqui está a minha primeira escola.
E todo mais que eu possuo, tudo   o que me pertence. 
Aqui estão  espalhados, no meio das folhas caídas, os meus primeiros sonhos, alguns pintados a cor de rosa, com o era a casa onde eu nasci...Verdade.
As Caldas do Moledo são o meu lugar, o meu universo.
Mais tarde, ou mais cedo, volta-se sempre ao lugar onde se nasceu.
Eu nasci neste lugar. 
Fica no mo mapa da pequenez e no da minha geografia sentimental. Aqui  passa um  rio, o grande Douro, que me leva uma foz e me faz regressar: a tudo o que já não possuo, mas se vê  dentro do meu coração.
E, como diz o poeta Tolentino de Mendonça: 

"Tivesse ainda tempo e entregava-te 
o coração"


José Alfredo Almeida

2 comentários:

  1. Quanta", sensibilidade"..
    A harmonia das "palavras", o" encanto" ,
    da fotografia..

    ResponderEliminar
  2. Bela foto! Igualmente bela, e simples, a forma como falas deste lugar tão "teu". Não conheço... há tantos cantinhos de Portugal pelos quais ainda não tive o prazer de "passar". Quem sabe um dia...

    ResponderEliminar