quarta-feira, 23 de julho de 2014

Os livros de João de Araújo Correia-25





Nova Freguesia
(Discurso)


Autor: João de Araújo Correia
Editora: Imprensa do Douro-Régua, 1976



"Tenho para mim que a vila de Canelas, onde nasci, foi sede de freguesia em séculos remotos. Deve ter sido sede de freguesia em que pertenceu à mitra de Lamego. Nesse tempo, era Poiares dependente da arquidiocese de Braga.
(...)
Canelas e Poiares, não sei porquê, nunca se puderam ver. Diga-se assim para significar que nunca se amaram. Este rancor, próprio de tempos bárbaros, deve cesar de vez, dando lugar a entendimento mútuo.
(...)
Mais não digo, porque não quero maçar. Despeço-me dos meus patrícios até o dia em que regresse a Canelas depois de ter cumprido o meu destino."

20-0-76

João de Araújo Correia 

Sem comentários:

Enviar um comentário