terça-feira, 22 de julho de 2014

O meu Moledo-56

Foto: josé alfredo almeida



"O melhor remédio, curativo e preventivo contra a corrupção do ar, é o arvoredo. Onde houver uma árvore, há uma fonte que lava o sangue do homem. Quero até crer que lhe lava a alma como transcendente espelho de beleza."


João de Araújo Correia, in Nova Freguesia



É preciso voltar  lembrar a todos que este nosso parque termal continua  fechado ao público e as suas ricas termas, com as suas águas "milagrosas" para tratar os reumatismos e as doenças respiratórias, permanecem encerradas há alguns anos,  completamente abandonadas, mas  à espera de alguém  capaz de não  deixar  morrer de vez.
É preciso fazê-las  ressurgir  e dar-lhes  a importância que sempre tiveram, como se fosse a mais preciosa jóia de família que guarda o turismo duriense para vender aos turistas nacionais e de todo o mundo . 
Que alguém se lembre  que este bem é valioso e raro. E que não pode ser delapidado pela incúria e pela negligência dos pequenos poderes que demoram a encontrar as melhores soluções e decisões para o seu futuro. Só por maus conselhos ou ignorância, assim se tem de dizer, este  património que integra  o concelho do Peso da Régua é que pode ser perdido e, assim, não seja desperdiçada uma riqueza que sempre foi usufruída pelo povo. 
Este foi - e terá de ser-  o parque florestal da Régua e do seu concelho. 
Se não o sabem, leiam por favor o que disse o médico e escritor João de Araújo Correia. Leiam os seus escritos no livro Pátria Pequena, em defesa desta sua causa que ele levou muito a sério e com um elevado dever de cidadania.
E se nada aprenderam, tenham todos vergonha pelo "crime" que ali está a acontecer; à vista de nós todos.
A Régua merece mais. Não pode perder  esta parte das Caldas do Moledo, talvez a mais importante, por ser uma zona verde que tem de ser  tratada  como o seu verdadeiro pulmão, o ar que precisa de respirar, a sombra que procura para as elevadas temperaturas dos estios e a cura das águas termais que recuperam as mazelas do tempo e da velhice.
Os reguenses merecem ter aberto aquele parque para descansarem e passearem. E para aqueles que precisam de ir a banhos,como sempre aconteceu, pelo menos, desde que as termas das Caldas do Moledo são conhecidas e, mais tarde, modernizadas com o impulso empreendedora  D. Antónia Adelaide Ferreira, a nossa Ferreirinha.  

José Alfredo almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário