quarta-feira, 30 de julho de 2014

Lembrar o Dr. Antão de Carvalho




Casa do Douro-Quinquagésmio Aniversário
-Homenagem aos Paladinos da Região

Autor: Carlos Amorim
Edição da Casa do Douro- Régua,1983


Vale a pena encontrar este pequeno livro para, sem presa, reler o brilhante discurso proferido pelo Prof. Carlos Amorim, companheiro dos grandes Paladinos do Douro, proferido na sessão comemorativa dos 50ª aniversário da instituição Casa do Douro e, assim,  entender o que foi a luta dos grandes homens durienses que, nos anos 30, ousaram desafiar o poder político para terem uma organização associativa que defendesse os interesses da produção e  dos pequenos lavradores do Douro e dos seus vinhos.
Esses homens, como o Dr. Antão de Carvalho, conseguiram-no, impondo ao Governo de Salazar um elaborado  projecto  e  um contra-projecto de Estatutos da Casa do Douro e dotada de natureza de pessoa colectiva de direito público, com autonomia financeira e de património.
"São estes dois estudos, o projecto inicial e o contra-projecto, que se recolhem neste trabalho para conhecimento dos vinicultores: os actuais e os vindouros.
São documentos que, ligados à celebração de uma efeméride, servirão para constar da História desta martirizada e esperançosa Região do Douro, a pátria do Vinho do Porto."
Por isso,  como bem realça neste livro o Prof. Carlos Amorim convêm recordar  os  principais protagonistas desta causa e luta incessante, nomeadamente o cidadão reguense Antão de Carvalho:
"Todos quantos deram a sua prestimosa colaboração  para o êxito desta veemente aspiração merecem reconhecimento e louvor. E, sem descortesia e desdouro para os demais, que delicadamente labutaram com afinco e devoção, pela mesma causa sagrada, é dever salientar-se o nome  de Antão de Carvalho. Como pessoa decidida e corajosa, ele sempre se encontrou ao lado do povo duriense, de que fazia parte, lutando e pugnando pela defesa dos seus interesses e anseios. A qualquer hora estava presente. Como Presidente da Câmara, Deputado, Ministro, o Douro sempre contou com este denodado homem público. A suas rara inteligência, os fulgores do seu talento mutifacetado, a sua exuberante bondade que não distinguia amigos e adversários, a sua generosidade sempre pronta a enxugar lágrimas e a alimentar esperanças, a sua grandeza de alma, o seu grande amor à sua terra, à sua Região e à sua gente, tudo isso e muito mais agigantaram a sua figura atlética, tornando-o Grande entre os Grandes."

Sem comentários:

Enviar um comentário