domingo, 20 de julho de 2014

Maximiano Lemos





MAXIMIANO LEMOS
(Breve ensaio biobibliográfico)


Autor: Martins de Freitas
Peso da Régua, 1999



"Maximiano Lemos foi um dos grandes homens de Portugal"
Martins de Freitas



"Maximiano Lemos, eminente Professor Catedrático da Faculdade de Medicina do Porto, nasceu na Régua. Foi natural orgulho dos seus contemporâneos. Mas não o esqueceram os seus vindouros. A memória de Maximiano de Lemos tem sido cultivada ao longo dos anos.
A Rua de Medreiros, onde nasceu, viria a chamar-se de Maximiano Lemos. Os Bombeiros da Régua fizeram dele patrono da sua Biblioteca. Na cerca do Hospital, ao tempo da responsabilidade da Misericórdia, ergueu-se um busto de rara semelhança fisionómica, no parecer dos lentes que ainda privaram com Maximiano Lemos. Pelas crónicas de João de Araújo Correia ficamos a conhecer o carácter cristalino, a profunda erudição, a incansável diligência de investigador, toda a dimensão da personalidade do Pai da História da Medicina Portuguesa.
Mas, assim disperso, não tínhamos na mão e no coração todo o nosso Maximiano Lemos. Isso entendeu o Dr. Manuel Joaquim Martins de Feitas. Martins de Freitas de seu nome literário.
Em Maximiano Lemos-Breve ensaio biobibliográfico Martins de Freitas dá-nos inteirinho, num trabalho bem escrito, bem ritmado, de uma aturada investigação, sem desnecessárias divagações. Um livro para todos os reguenses. Um livro para todas as bibliotecas."

Camilo de Araújo Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário