sexta-feira, 21 de março de 2014

Além da Literatura



Além da Literatura, de João Bigotte Chorão, "crítico e ensaísta, tem procurado dar à obra o que é da obra e ao autor o que é do autor", é um livro da  editora Quetzal, acabado de sair, que recomendo ler.

A literatura que não seja apenas exercício linguístico ou texto sem contexto persegue um alto objectivo: é uma aventura espiritual que, sem descurar a importância da linguagem e a circunstância histórica, se preocupa sobretudo com o destino do homem e com o fim dos tempos. 
O debate de ideias pressupõe cultura e senso cívico, e nós somos um povo de apaixonados e repentistas. Não conversamos: discutimos. Temos fé e temos rasgo, e a fé dispensa da procura e o rasgo dispensa do estudo. 
O Dr. João Bigotte Chorão pertence ao número de autores que privilegiam as "grandes famílias" de que falava Raïssa Maritain, em que se integram Almeida Garrett, Camilo, Malheiro Dias, Torga, Tomaz de Figueiredo, Eliade, Papini, Machado de Assis e, muito em especial, os médicos e escritores reguenses João de Araújo Correia e Camilo de Araújo Correia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário