terça-feira, 20 de junho de 2017

Procuro ser um bombeiro




"Desde que me lembro, a sineta dos bombeiros sempre despertrou em mim respeito e atracção, pois representava o grito de quem clama por socorro e é ouvido, o símbolo proclamado e praticado por quem, por amor, semeia sem tentar de saber da recompensa ou quem é que vai aproveitar o esforço da sua abnegação.
Há ideais na vida que não passam de novas intenções, há sinetas que trinem mas ficam sempre de fora, há sirenes que silvam só para fazer barulho e dar nas vistas.
Mas, graças a Deus, que há ideais encarnados e praticados por homens concretos, que são nossos vizinhos e conhecidos. E aí estão, a prová-los, os bombeiros da paz tornada possível no seu grande ideal de "vida por vida".
No pino do verão ou nas noites frias de inverno, indiferente aos perigos e ao legítimo descanso, lá vai o bombeiro salvar vidas e haveres. E a pressa com que corre não é ditada por meras emoções ou sentimentalismo piegas, mas antes por reconhecer que é o seu próximo que está em necessidade e clama por socorro. E quando chega ao quartel não pergunta quem é que vai socorrer mas onde é o incêndio ou o desastre.
É um homem, é o seu próximo que grita e ele só se preocupa em chegar quanto mais depressa melhor, sem querer saber se é da sua família, da sua religião, ou da sua política.
Esta é a grande lição do bombeiro, homem sacramento de solidariedade humana. Por isso, respeito e me sinto atraído pelo seu exenplo e procuro ser também um bombeiro, ainda que sem farda."


Aires Querubim Menezes de Soares
Governador Civil do Distrito de Vila Real (1980)

Sem comentários:

Enviar um comentário