quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Óculos, para quê?




    Já me disseram para ir à Bila ao doutor dos olhos, mas nem para a carreira tenho dinheiro. Remedeio-me com o que vejo. Inda acerto com o cu da agulha para fazer umas conetas ou botar uns remendos nos fataixos. Inda enxergo para aparar as batatas para o caldo.  Pouco mais faço. Pouco mais tenho para ver. De desgrácias estou servida.
    O meu home era um fraca-chichas, nem para me fazer um filho serviu. Tinha má colada e gostava de estroinear. Quando recebia a jorna, ia direito a venda do Geribás e enchia as ventas de vinho. Rais o partissem! Não poupou um migallho, catancho! Foi-se pelo S. Miguel com um infarto que o levou em menos de um ámen. Por mor disso botei estes manachos pretos, para não dar escândula, que o engarilho faz-me menos falta que apresigo na ceia.




Nota: este texto contém termos populares durienses usados por João de Araújo Correia.



Vila Real, 23 de Agosto de 2016
M. Hercília Agarez

4 comentários:

  1. Termos populares...!!??
    Pois ...sim..verdade nua e crua ..
    ...POUCO TER ,,E MESMO ASSIM ..
    VIVER!!!

    ..Uma reliquia"...este texto !!!



    ResponderEliminar
  2. ...Tão...intensa e bela fotografia !!!

    ResponderEliminar
  3. Manaixos, com x. Com i ou não, já é discutível...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A autora do texto, M. Hercília Agarez pede-me que lhe publique uma breve resposta ao autor do comentário do Sr. Albino M. e que é o seguinte: "verifiquei agora mesmo um 3º comentário ao meu texto em que me é atribuído um erro.
      Eu gostaria de aconselhar o autor a ler os contos de JAC onde aparece muitas vezes a palavra manachos."

      Eliminar