segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dois clubes literários





"É pena, que só há, em Portugal, dois clubes literários. Conclui-se que nunca houve por cá, nem antes nem depois do Eça e do Camilo, outros escritores dignos de bandeira. Por comodidade, preguiça mental, ignorância aceite como benção, filiamo-nos em Camilo ou Eça de Queirós. E, por amor à disciplina e ao estatuto, juramos, a pés juntos, pelo nosso homem."


                                                                                                                          João de Araújo Correia 



"Nunca chegou a ser possível ter João de Araújo Correia fisicamente presente nas Jornadas Camilianas. Em 1984 e 1985, o escritor estava já enfermo e demasiado débil para se deslocar a Vila Real; em 1986, tinha falecido.

Mas, felizmente, pudemos tê-lo sempre  presente em espírito. Nas 1ª e 2ª Jornadas, distribuímos textos seus, escritos a propósito para a ocasião; na terceira edição, descerrámos uma placa na sua casa da Régua e ouvimos comovida evocação por João Bigotte Chorão, que aliás apresentara às Jornadas uma comunicação sobre o camilianismo de Araújo Correia.

De novo e, 1987 o queremos ter entre nós. E não achámos maneira mais adequada do que divulgar este texto, magnifico de um modo de observação de comportamento típico do Homo lusitanicus, que tende a ver tudo - desde a política à literatura - com as mesmíssimas lentes com que vê o futebol."


4ª Jornadas Camilianas
Vila Real, 23 a 25 de Julho de 1987

Sem comentários:

Enviar um comentário