sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Douro em 1532




Descrição do terreno ao redor de Lamego duas décadas
(Edição Crítica de Amândio Morais Barros)

Autor: Rui Fernandes
Edição  da Beira Douro- Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro



Tratado de um rico pano de fina verdura que há
neste Reino de Portugal de compasso de duas léguas
ao redor da cidade de Lamego que é situada em
Riba Douro da comarca da Beira, dirigido ao Muito
Ilustre e Magnífico Senhor, O Senhor Dom Fernando
bispo da  dita cidade e primo de El Rei Nosso Senhor
e seu capelão-mor, feito por Rui Fernandes, cidadão da
dita cidade e tratador de lonas e bordates de El Rei 
nosso senhor que se  em ela fazem.

Feito no ano de 1532

"Numa  época em que o vinho duriense se afirmava como produto estratégico desta economia, o texto da Descrição é um precioso indicador dessa importância. Os detalhes acerca da sua bondade e das castas são testemunhos únicos, de inestimável valor.Esses néctares, "velhos e cheirantes", proporcionaram um lucrativo trato. Um trato que tinha destinatário especial: o Porto. E não era só vinhos que as barcas transportavam.
(...)
De tudo isto Rui Fernandes nos dá notícia. Com maior ou menor pormenor, com mais ou menos elegância escrita, o seu "Tratado de hum rico panno de fina verdura que há neste Reyno de Portugal", por exemplo, caracteriza o dinamismo de um sistema económico relevante, de um centro essencialmente produtor mas comportando uma forte dimensão comercial.
Mas, acima de tudo, este precioso documento fica como um verdadeiro balanço dos tempos medievos e, para além disso, como um anúncio da Época Moderna.
Através dele assistimos ao entardecer do Douro dos casais e ao nascimento do Douro das quintas. Se o tratador das lonas ainda pode enaltecer a multiplicidade das produções da suas terra, o tempo fára dela, do Douro, uma região de quase monocultura do vinho, celebrizado em rodo o mundo com o nome da cidade que o exportou: o Porto."

Amândio Morais Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário