terça-feira, 16 de setembro de 2014

Estudos sobre João de Araújo Correia




In Memoriam de João de Araújo Correia

Autores: Vários
Edição:Grémio Literário Vila-Realense/Câmara Municipal de Vila Real, Março de 2010


"Há lugares-comuns que parecem deixar de o ser quando aplicados em determinados contextos. Assim, se nos referimos  a João de Araújo Correia, as qualificações de "prosador admirável" e de "contista exemplar" deixam de ser generalidades vagas para se tornarem apreciações correctas de uma justa avaliação.
O autor de Contos Bárbaros e de Contos Durienses, nascido em Canelas do Douro, junto à Régua, em 1899, quando o século XX ia chegar, pode ser considerado, sob vários ângulos, um clássico da prosa portuguesa contemporânea.
(...)
A voz da terra regista-se, na obra de de João de Araújo Correia, e descreve-se a sua prolação como canto da manifestação humana no percurso dos seus vários caminhos: incertos, difíceis, reprováveis, tantas vezes incompreensíveis e tantas outras surpreendentes de entrega ao ideal de pasmo ou alienação. Essa voz, atentamente ouvida e reproduzida pelo escritor, numa sintaxe que em simultâneo procede à figuração e à sugestão, fecunda a sua escrita como semente temática e estilística, tanto como fecunda a leitura, de todos nós, em conhecimento dessa terra, desse homem, e sobretudo em possibilidade de conhecimento do poder que tem a Literatura."

Maria Alzira Seixo

Sem comentários:

Enviar um comentário