sábado, 28 de junho de 2014

Os livros de João de Araújo Correia-17






Palavras Fora da Boca
(Miscelânea Oratória)


Autor: João de Araújo Correia
Edição: Imprensa do Douro- Régua, 1972 



"Dá-se o caso de eu ser avesso a qualquer espécie de exibição. Sair de casa para ler um conto, fazer um discurso ou responder a perguntas, nos chamados colóquios literários, é para mim um suplício.
O meu relógio é viver obscuro - não sair de casa ou sair de casa disfarçado. Gosto de passear, gosto de viajar, mas, de modo que ninguém me conheça. Quando alguém me atraiçoa, apontando-me a dedo como homem de letras, tenho saudades do meu eremitério. Tenho pena de não poder sumir-me num buraco para me furtar a olhos curiosos, alvissareiros, sagazes como terão sido os de Sherlock Homes.
O homem de letras que passeia ou viaja é um urso fora da jaula. Ainda que não leve ao pescoço nenhum sinal de prisão, pêlo rapado ou coisa que o valha, toda a gente o denuncia como bicho à solta. Mas, ninguém lhe mete medo. Toda a gente se atreve a puxar-lhe uma orelha ou a afagar-lhe o focinho.
Sou como aqui me represento. Mas, nem sempre me é fácil ser quem sou. Frade nascido para o cenóbio, ainda que isolado entre a multidão, aí me descobrem amigos prepotentes, que me obrigam a mudar de pele. Escoiriçam-me como escritor para  fazer de mim outra realidade. Os mais inocentes vestem-me à força a alba de orador.
Como hei-de negar-me, se eles são preparados? Basta serem amigos para abusar de mim. Deixo-me vestir de ponto em branco, barbear-me bem barbeado, e aparecer num palco a discursar.
Vingo-me de mim próprio, do meu acanhamento, lendo num papel as orações escritas com o maior cuidado. O receio de asnear, improvisando, força-me a esse freio. Mas, verdade, verdade, já me custou mais improvisar. Já me tenho surpreendido a falar de bico ou di bico, na frase brasileira, sem me envergonhar de asneiras proferidas. Habituei-me, que tudo vai do hábito, a esse modo de falar. E até lhe vou tomando o gosto...
Lidos ou falados, cabem neste livro os meus discursos inéditos ou livres de peias editoriais. Nele cabem também respostas que tenho dado, quer por escrito, quer de viva voz, a que me pergunta quantos anos tenho e o que penso disto ou daquilo. Se nenhum dos textos, aqui apresentados, perdeu o tom oral, creio que todos cabem em miscelânea oratória."

João de Araújo Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário