domingo, 29 de junho de 2014

Memória do Rio




Memória do Rio

Autores: Gaspar Martins Pereira e Amândio Morais Barros
Edições Afrontamento, 2000





"O Douro é hoje navegável da sua foz até Espanha por embarcações de grandes embarcações. A Via Navegável foi inaugurada em 1990 e desde então o tráfego fluvial tem vindo a crescer de forma acentuada.
(...)
Contudo, a navegação no Douro existiu desde sempre.
As dificuldades resultantes dos caudais excessivos e turbulentos ou das faltas de caudal, dos fortes declives, das rochas salientes, das curvas apertadas e dos seus cachões não impediram que este rio fosse até finais do século passado o único meio de comunicação das regiões por onde passava.
A actual via navegável herdou um valioso património histórico, semeado pela bravura de um povo que dominou o rio, e do próprio rio, que soube sevir esse povo."

Eng. Mário Fernandes  



"Escrita a duas mãos, este livro não pretende ser mais do que o fluir de notas evocativas do passado antigo e recente do rio Douro, da longa história da navegação nas suas águas. Deixámos correr o texto, sem preocupações de relato exaustivo, nem sequer de unidade, talvez influenciados pela memória do rio, ora em saltos rápidos, com breves referências, ora demorando em informações abundantes, como quem folheia um álbum antigo e se perde nos pormenores das imagens.
De certa maneira, esta é também uma viagem pelo Douro. E quem conhece este rio e o seu vale imaginará a imensidão de histórias que havia para contar, recantos a descobrir ou a revisitar. Pouco, muito a pouco, da vida inteira de um rio cabe nas páginas de um livro. Da viagem, como em qualquer viagem, fica apenas a sensação da impossibilidade de ver tudo.  E a vontade de navegar de novos nessas águas - Duero, Doiro, o Douro - entre Miranda e a Foz."


Gaspar Martins Pereira e Amândio Morais Barros

Sem comentários:

Enviar um comentário