terça-feira, 24 de junho de 2014

Os livros de João de Araújo Correia-16






Enfermaria do Idioma
(Crónicas)


Autor: João de Araújo Correia
Edição: Imprensa do Douro, 1971




"Em edição da Imprensa do Douro acaba de vir a lume o último livro de João de Araújo Correia.
Trata-se da compilação de um série de crónicas que em 1955 o autor começo a escrever para a "Revista do Norte" e mais tarde haveria de continuar no boletim dos Bombeiros Voluntários da Régua. A secção era assinada pelo pseudónimo do autor, Constâncio de Carvalho.
Nestas crónicas, com o profundo conhecimento da língua pátria que possui, João de Araújo Correia falava dos problemas, dúvidas e casos da língua, ensinando, aconselhando, acusando, em suma, lutando pela dignificação e pureza do idioma.
Recolhidas em volume essas crónicas ganham a dimensão da unidade estilística e narrativa do autor. De facto, à prosa tersa, a certeza e segurança das afirmações alia-se o estilo de João de Araújo Correia (sic) que de cada crónica faz uma pequena obra prima. Escritas em linguagem acessível, às vezes polémica, quase sempre envolventes as crónicas incluídas em "Enfermaria do Idioma" lêem-se com um agrado crescido pois além do rigor científico há a capacidade romanesca do autor a dar-lhes originalidade e atractivo.
Obra de invulgar interesse pedagógico e também de grande encanto literário, "Enfermaria do Idioma" é afinal a reafirmação do talento de    João de Araújo Correia - um dos grandes escritores da actualidade."

"República", de 18 de Junho de 1971 

Sem comentários:

Enviar um comentário