sábado, 22 de junho de 2019

Estou aqui

Foto:josé alfredo almeida


Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.

Alberto Caeiro / Fernando Pessoa



    Estou aqui. Estavas à minha espera, como de costume. Aqui. Não mudas de morada. Não podes, não queres, mudar de morada. Não te é dado escolher outra. E qual melhor encontrarias? Onde, margens mais belas? Onde o comboio de salgueiros, debruando-te o leito, ali rentes e rectos, à mercê de brisas e de ventos? Onde, a escadaria monumental, não de granito, mas de xisto e terra, muita terra, boa terra? Degrau a degrau vês subir e descer, num vaivém quase contínuo e cruzado, num depressa de respeito às exigências desses vinhedos, a menina dos teus, dos meus, dos olhos de quem te habita. São os teus homens, aqueles de rija têmpera cujo heroísmo conheces como ninguém, os dos rabelos de um ontem, do moirejar de um sempre, sem tempo para te honrar com vénias usadas em patrões, sem descansos para no teu fluir mergulharem os pés de calor inchados, de suor gretados.

    Tu sabes quanto vales. Tu ouves os ahs! de espanto, tu vês os rostos incandescentes de emaravilhamento, tu sentes o mergulho de mãos macias, tu cheiras o perfume das rosas que te saracoteiam os arredores.
    Não sou invejosa, nem ciumenta. Sei escolher os teus momentos para mim. Para comigo trocares agruras e aventuras. Segredos e bazófias. A nossa cumplicidade preenche-me lacunas de emoções. Gosto de ti em todos os tempos, em todas as meteorologias, em todos os teus esgares, do sorriso à raiva, da serenidade à convulsão, da obediência ao desafio.

    Hoje só pude vir no momento mais mágico do teu dia a dia. Ninguém me vê, ninguém me ouve. Sou um vulto com vida dentro. Com muito para te dizer, com vontade de muito te ouvir, com horas a mais para esperar pelas tuas toadas roufenhas.  Com olhos espaçosos para guardar a gama dourada do teu poente luminoso. Estás a adormecer. Deixo-te na paz que mereces. Parto na paz que procuro.



M. Hercília Agarez
Vila Real, 22 de Junho

1 comentário:

  1. ..A magia ...que abraça uma outra MAGIA ...
    ...A do fotógrafo..e a da escritora ..
    ..!!

    ResponderEliminar