terça-feira, 2 de outubro de 2018

Cenário da minha infância





O alaranjado do céu derramava-se pela sala de jantar, de portadas das janelas abertas, para deixar entrar o ar fresco, o Douro em frente parecia -me lento, lânguido,
belo.
Cenário constante da minha infância.
Ainda as primeiras luzes, não se tinham acendido, eu ia com algumas pessoas da minha família dar um passeio até à Régua, como era costume.
Largo da ponte, abas do cais, estação, depois o armazém onde se abasteciam de v
íveres, os trabalhadores da CP, de onde guardo as mais ternas recordações. Um pouco mais à frente, mesmo junto a um chafariz, estava sempre uma senhora a vender os famosos rebuçados da Régua, que comprávamos e comíamos com gosto. O asilo que frequentei na pré-escola,
mais à frente, a
Rua dos Camilos com as suas montras.
Algumas vezes, fomos até à beira rio, para a Av. João Franco
Uma avenida. ladeada de árvores, de mãos dadas com o rio.
Aí, os adultos sentavam-se a conversarem.
Poucas vezes, fui passear até essa zona ribeirinha, talvez por essa razão não tenha guardado na memória a importância que decerto teria (e tem no presente com o Museu do Douro, aí construido).
 Além do cais, que alguém na altura me disse, ser uma porta aberta para o mundo.
Eu olhava o rio, ouvia o som habitual dos grilos e das rãs, as primeiras luzes acendiam-se. Pensava nas viagens e em barcos à volta do mundo, sem desejar partir para lugar nenhum.
Na hora de voltarmos para casa, da última vez que lá fomos, um brilho riscou o céu imenso, de lua cheia.
Uma estrela cadente.
"Deus te guie", murmurei para mim,
e pedi um desejo, enquanto olhava silenciosamente para o meu companheiro de laços de sangue, e cúmplice de todas as brincadeiras.
Que o calor, não do Verão, mas do que me aquecia a alma, pela beleza de tudo o que me rodeava e sentia, se mantivesse assim, para sempre.


Ana de Melo

3 comentários:

  1. Adorei o relato das suas memórias. PARABÈNS!!!! Muito bem descrito quase uma obra literária. Eu também já morei na Régua e o seu desfolhar de memórias, trouxe-me á lembrança a minha vivência e sentimentos que tive enquanto residente na Régua. Grata por este momento.

    ResponderEliminar
  2. ..A autenticidade e beleza "das palavras "..
    aqui ..tão "delicada e intensamente "escritas ....
    Memórias "ternas #e inesquecíveis "...!!

    A "surpreender "como sempre ..Ana De Melo..!!

    ResponderEliminar
  3. Uma bela e terna viagem ao passado!
    Belíssima a fotografia.

    ResponderEliminar