terça-feira, 27 de março de 2018

Crónica triste da minha aldeia




"Relanceio os olhos para os meus montes e os meus vales, o meu rio e o meu Marão. Toda esta gente me diz adeus. Fisionomias imensas, austeras e altivas, bondosas e amigas, sobrepõem-se a todo o redor, como fazem quando eu chego e quando eu parto e um vozear indefinido e longínquo acalenta-me como o do mar ao seu marinheiro. (...) Os meus olhos vão-se desprendendo como os braços, quando outros braços deixam e como a minha vida aqui se passou muito tempo estas vinhetas acordam-me a memória, e a ronda do passado começa, variada, insistente, comovida e bela.

Ao dar a volta ao Vale de Locaia, olho ainda em redor, abrangendo tudo, faço vista de arrasto recolhendo tudo, toda a minha terra e fecho este mundo à chave no meu coração."



Pina de Morais in Jornal de Notícias
( Escritor duriense nascido em Valdigem, Lamego, 1889 e falecido no Porto, 1953)

Sem comentários:

Enviar um comentário