domingo, 19 de novembro de 2017

Caixinha de segredos






A frescura dos sorrisos trocados entre as meninas, os seus vestidos decentemente vaporosos, contrastam com a aridez do espaço escolhido para o encontro. Terão ido para ali a fim de que ninguém ouvisse os seus segredos, as suas confissões, a sua troca de desabafos?

Naquela idade, naquele tempo de dias transbordantes de lazeres, sem responsabilidades familiares nem laborais, de que haveriam elas de falar? Discutiriam livros lidos? Trocariam truques culinários? Falariam de arte, de ciência? Os seus olhos reluzentes traduzem um entusiasmo jovial que faz adivinhar andarem"mouros na costa"! O amor as faz sorrir, partilhar projectos de vida, expectativas, sonhos. Vêem o futuro como uma vivência de emoções partilhadas, de ternuras e mimos, de viagens e espectáculos, de roupas dignas de princesas. Oxalá não tenha a vida manchado o manto colorido que a juventude bem nascida mentalmente tecia.

Entretanto, nas respectivas casas, "aquelas senhoras que só havia dantes" de que fala António Gedeão no poema "Mãezinha" esmeram-se em rendas e bordados, matérias em que as jovens são analfabetas.


Vila Real, 19 de Novembro 
M. Hercília Agarez   

1 comentário:

  1. ..Segredando..entre si..
    ..Vestindo..se " de PRINCESAS ..
    ....Sonhando..com seu PRINCIPE ...!!!

    ResponderEliminar