quarta-feira, 24 de maio de 2017

Onde era a minha escola primária

Foto: Tertúlia João de Araújo Correia


"Ausente desde menino, venho morar na mesma rua onde me criei e onde era a minha escola primária. Da janela do meu quarto, ao erguer-me, descubro o mais gracioso e majestoso panorama que eu ainda gozei, aos anos que conto e ao que tenho visto, com magras posses, no meu país encantado. Linda vista!
(...)
A Régua! Está a mesma, como eu a deixei - onde vai isto! - há que mundos, numa tarde de Outubro, estavam as vinhas a tingir-se de um arroxeado de morte...
Eu ia para o colégio...Volto diverso e a vila é irmã da que ficou. As mesmas casas, as mesmas ruas. Só uma diferença, noto, nesta íngreme via de Medreiros, a mesma onde me criei e onde era a minha escola primária. Onde estará o meu mestre, o Sr. Zezinho, que todos os dias cortava um vergueiro no quintal - só com um vergueiro, dizia - para desorelhar os rapazes?"


João de Araújo Correia im Sem Método, nota I

Sem comentários:

Enviar um comentário