domingo, 29 de maio de 2016

Telas naturais




Como paisagem, a comarca da Régua desdobra-se em pinturas de prodigioso pincel. Da amenidade da ribeira à graça das colinas e à imponência das serras, é um fantástico desfile de telas naturais. Esperam que pintor de génio as roube tal e qual ou as interprete.
Quem não conhece o miradouro de São Leonardo, em Galafura; os do Monte Raso e Curvaceira, perto de Canelas; o de Sergude e os de Loureiro; o de Mouramorta, diante do Marão; o de Lobrigos, no alto de Remostias; os de Mesão Frio, abaixo das Quintâs, donde a vista se enfia Douro acima de surpresa em surpresa; quem nunca assomou a esses miradouros nunca viu panoramas inquietantes pelo conluio da natureza com o homem. 

Viajante saudoso de antigas casa, solares de harmoniosa arquitectura, se um dia cai na comarca da Régua, não sai de lá tão cedo. Perde-se em Canelas, Poiares, Lobrigos, Sanhoane, Vila Marim e Cidadelhe. Cidadelhe é um museu de casas brasonadas. É, como todo o concelho de Mesão Frio, um arquivo de pedras sedutoras. Se o viajante instruído, e com dez réis de gosto, passa por ali, fica por ali esquecido de governar outra vida. Só com o Solar da Rêde gastará um dia.



27/2/1971
João de Araújo Correia in " Nuvens Singulares"

Sem comentários:

Enviar um comentário