sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Amor à camisola





                       Foi uma estrela do futebol ...o José Joaquim Morais Pinto, também conhecido como Zeca Mapa  ou também como Cabecinha de Ouro pelos golos marcados com a cabeça.

                       Nasceu em Godim  no dia 15 de Fevereiro de 1937 e faleceu na Régua no dia 3 de Fevereiro de 2007.
                       Começou a jogar com 16 anos no Sport Club da Régua e, dois  depois anos, ainda júnior vestia a camisola dos séniores como "ponta de lança".
                        Naquele tempo, o Zeca Mapa jogava por amor à camisola e, como recompensa, nada mais havia do que umas sandes e uma gasosa no fim do jogo.
                        Depois de deixar de vestir as cores do Sport Clube da Régua, jogou uma ainda  época na equipa Vila Real, dedicando-se muitos anos a carreira treinador de jovens futebolistas em pequenas equipas como  a  do Douro Futebol Clube,  Futebol Clube de Fontelas e do Mesão-Frio.

                      Evocamos o seu nome não apenas para recordar um jogador de futebol do Soprt Club da Régua, um dos melhores do seu tempo, que pela sua mestria, habilidade, sentido de oportunidade e habilidade no "jogo de cabeça" que não fez apenas golos de antologia, mas para também para elogiar o cidadão reguense que foi um exemplo cívico e soube bem dignificar e honrar os valores desportivos com o seu "amor à camisola".    

Sem comentários:

Enviar um comentário