sábado, 7 de março de 2015

Porque o ferro não quebra

Foto: josé alfredo almeida


 Sou uma varanda sobrevivente, um ícone urbanístico a marcar, simbolicamente, uma época de pujança material traduzida em solares e casas apalaçadas. Um rendilhado de artista ferreiro, quem sabe se do tempo de Forresteres e Ferreirinhas. Época de móveis de estilo a ornamentar salões forrados de papel acentinado e de tectos artisticamente estucados onde se dançava a polca, a valsa, a quadrilha. Em que fidalgos e burgueses enriquecidos se banqueteavam em mesas onde se acendiam castiçais de prata e se comia em finos pratos de porcelana inglesa com talheres de D. João V. Onde se degustavam os néctares do Douro em copos de cristal finíssimo, também importados.  Aqui vinham disfarçar os seus calores as meninas cortejadas por cavalheiros de plastron e bigodes retorcidos. Bons tempos! Hoje não passo de um símbolo da decadência, das desavenças familiares, da incapacidade financeira de aquisição do imóvel.

    O sol não me amesquinha, nem me ignora. Sei quando chega e quando parte, mas preferia que me escondessem com panos pretos como se vê em solares enlutados há séculos. Assim, que mais sou eu senão um estendendal de ferrugem,  um espectro a despertar piedade e a ser alvo de fotografias que em nada me enobrecem para além da minha teimosia em manter-me de pé? Será que um dia um qualquer pato-bravo não se lembra de o comprar por tuta e meia para aburguesar a sua moradia de alumínios e azulejos?
Valha-me a Nossa Senhora do Socorro!


M.Hercília Agarez

Sem comentários:

Enviar um comentário