segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Discursos de um lavrador





DISCURSOS
Proferidos a favor do Douro e da Real Companhia Vinícola do Norte de Portugal (1882-1891)

Autor:  António Carlos Pinto de Lemos de Figueiredo Pimentel
Edição da Typ. A Vapor  da Empreza Guedes, 1991


"Publicam-se hoje em pequeno volume alguns dos discursos pronunciados pelo distinticto lavrador, António Carlos Pinto de Lemos de Figueiredo Pimentel em várias reuniões, em que se tratavam as questões mais graves, que interessavam à região do Douro. Vão decorridos muitos annos desde que esses discursos foram proferidos ante multidões enormes de cooperadores nas fagidas da viticultura duriense. Parece, pois, que vem anachronica  a sua publicação, e se extranhará que ella se não fizesse na época propria, e se venha hoje lançar à imprensa uma série de considerações, valiosas, sem duvida, no seu tempo, mas deslocadas no momento actual.
(...)
As questões, todavia, que têem trazido à discussão os interesses da viticultura, em especial a do Douro, são de tal importância, que não é superfulo quando ainda agora se escreva, e estes discursos, dados aqui à estampa, relembrando uma épocas de luctas, tem ainda aplicação na actualidade e mesmo a terão no futuro, porque o problema  não teve nem terá facilmente resolução formal.
Mais  hoje do que hontem, quando estamos em frente de questões socais de maxima gravidade, então mal esboçadas, estes estudos tem interese."

Francisco d`Azevedo
(Conde de Samodaes)     

Sem comentários:

Enviar um comentário