sexta-feira, 28 de novembro de 2014

28 de Novembro de 1880

O convite para o acto de inauguração da AHBV do Peso da Régua 


Quando se celebram as cerimónias do 134.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua evoca-se o convite manuscrito pelo Comandante Manuel Maria de Magalhães:

"Tendo  de proceder-se no dia 28 de corrente à inauguração Bombeiros Voluntários do Pezo da Regoa, pelo presente são convidados os Rev. Sócios activos da mesma associação para assistirem aos festejos que nesse dia devem ter lugar, devendo comparecer, pelas 10 horas da manhã do referido dia, na Casa da extinta Associação Comercial, devidamente fardados, para dali se dirigirem em formatura à Igreja Matriz assistirem a uma missa que há-de celebrar-se para comemorar o acto de inauguração e à bênção das bombas."

O resto do programa de 1880, que infelizmente  desconhecemos, haveria de ser apresentado aos mesmos sócios durante uma  reunião. 
Mas, os reguenses podem já  conhecer o actual convite e que a eles também é dirigido para participarem nas cerimónias do 134º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Peso da Régua  que, no dizer do  então Presidente da Câmara Dr. Joaquim Claudico de Morais, é  "instituição tão civilizadora, humanitária e útil" .

Esta é ainda a melhor  maneira de conhecermos mais um pouco da  história dos Bombeiros da Régua através deste documento histórico que é o convite manuscrito pelo Comandante Manuel Maria de Magalhães e, sobretudo, perceber o que ele e mais 27 sócios fundadores souberam legar para o nosso futuro: uma instituição humanitária que, com apesar de alguns maus momentos, ao longo da sua existência, permanece  fiel aos ideais primitivos e está  moderna e actuante, servindo sempre Bem Comum e cumprindo um única  lema: Vida por Vida.

E, sem margem para dúvidas, aqueles nossos antepassados também nos deixaram o seu exemplo de fraternidade e de generosidade para seguir e manter vivo. 

José Alfredo Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário