quinta-feira, 21 de agosto de 2014

João de Araújo Correia




Após o almoço e uma sesta de talvez um quarto de hora para seguir o conselho avisado de Mário Soares que, todos os dias, passa pelas brasas para fazer o quilo da refeição, e como ainda era cedo, deu-me para reler, sei lá aí pela décima vez, um dos livros mais notáveis escrito em português por um grande português, médico por acaso e prosador por vocação.
Refiro-me ao livro " Sem método" primeira obra do escritor João de Araújo Correia, médico na Régua, já falecido, e que Aquilino Ribeiro considerava "mestre de nós todos". Entenda-se que "nós todos" eramos os escritores portugueses, também ele, Aquilino, incluído.
Pois, meus amigos, acordado da sesta reparadora, li aqui e além passagens de histórias, repito, já bem conhecidas de leituras anteriores e mais uma vez deliciei-me com o talento de um prosador que só os bafejados pela sorte "e pelo destino" conheceram em vida.
Pela sorte, porque não há já homens (ou há menos), com a envergadura moral de João de Araújo Correia e, pelo destino, porque estou convencido que o conheci, com ele privei e com ele convivi por um feliz golpe desse mesmo destino. Pertenço ao número dos que pensam que nada acontece por acaso e estou convicto que o nosso encontro, o de João de Araújo Correia comigo, foi obra premeditada.
E percebi esta coisa que considero extraordinária: a de que só hoje, nos tempos que correm, tempos por vezes desavindos e outras vezes medíocres, é que melhor podemos avaliar o génio de um escritor cujo talento de narrador só foi possível graças a uma escrita que o coloca a par de um Vieira.
Isto é notável numa época onde a escrita consegue ser pior do que certas mãos que a escrevem. Que a escrevem não, que a garatujam.

Por Mário Dias Ramos, Jornalista

Publicado no Jornal I, em 21 Agosto de 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário