sexta-feira, 14 de abril de 2017

Páscoas Passadas

Foto:josé alfredo almeida



Não se compreende que se festeje tanto o Natal e tão pouco a Páscoa. Se é que a Páscoa ainda se festeja…E os festejos de Natal têm, de ano para ano, uma expressão mais consumista que religiosa. Ainda o 25 de Dezembro vem longe, já as ruas se iluminam feericamente e se animam com músicas ternurentas, repetidas até à exaustão. As lojas oferecem os seus artigos até à porta da rua e os shoppings são autênticos formigueiros de pessoas entontecidas com as compras. É preciso cumprir a tradição de oferecer aos familiares, aos amigos e a quem se deve qualquer favor ou cortesia. Acima do intenso bruaá, ouve-se constantemente o guincho de uma criança contrariada. O guincho só se extingue, quando o pai, a mãe ou o avô fazem a vontade ao tiranete. Nas casas, a opulência da árvore de natal vai fazendo cada vez mais sombra à ternura do Presépio. A consoada e o almoço do Dia de Natal são os pontos altos da reunião familiar em redor de iguarias tradicionais. À Missa do Galo já pouca gente vai. Não por falta de fé, mas por falta de missa. Raras são as terras a poder dispor de pároco, fixo ou itinerante.

Seria mais compreensível a decadência das comemorações de Natal que as da Páscoa. O nascimento do Menino Jesus é uma grata memória, vivida em cada ano, com a maior ternura no mundo cristão. As comemorações poderiam ser limitadas ao fervoroso sublinhar de uma das mais vultuosas datas da História da Humanidade.
Ao passo que a Semana Santa, a começar no Domingo de Ramos e a findar no Domingo de Páscoa, é um tempo de reflexão sobre o que Jesus Cristo foi como inexcedível exemplo de amor e sacrifício. Entre o presépio de Belém e a cruz do Gólgota, há uma curta vida de trinta e três anos marcada por um apostolado de amor ao próximo e as perseguições de quem não aceitava o alcance da palavra e da humanidade de Jesus Cristo.
Apesar de todas estas razões para celebrar e reflectir, A Páscoa que hoje temos é, praticamente, a que nos entra pela televisão.
Mas eu tenho na memória uma Páscoa só para mim. A que vivi alguns anos em rapaz na ridente aldeia de Poiares, diante do solene negrume da Serra do Marão.
O Seminário Salesiano exercia ali a sua pedagogia e o seu apostolado. E era com grande rigor que os seus padres cumpriam toda a liturgia da Semana Santa.
Recordo, como quem folheia ao acaso um velho álbum de gravuras sépia, as cores e o aroma da luminosa igreja no Domingo de Ramos, o silencioso recolhimento da Procissão do Senhor dos Passos, o misterioso temor das Trevas, o repicar dos sinos e o estralejar dos foguetes no Sábado de Aleluia, a humildade na Cerimónia do Lava Pés, o esplendor da Missa da Páscoa, com as raparigas muito tesas no seu vestidinho acabado de estrear, a passagem do Compasso, de opas a esvoaçar e o tinir da sineta sempre interrompido…

Um ano, fui convidado, entre outros estudantes em férias, a figurar na Última Ceia. O cenáculo foi o refeitório do seminário, onde nos esperava o senhor padre Paulo, a representar Cristo. Mas logo o bondoso padre me sossegou:
- Não te aflijas…o apóstolo mau foi Judas Escariote. Judas Tadeu veio até a ser um grande santo!
E a paz voltou ao meu espírito. Mas agora que Judas Escariote foi reabilitado, voltei a preocupar-me por ter sido Judas Tadeu. Eu sei lá o que a História me reserva!

                                                                                           
 Camilo de Araújo Correia in jornal “ O Arrais”, do Peso  da Régua

Sem comentários:

Enviar um comentário