quarta-feira, 6 de abril de 2016

Era uma vez um rio...

Foto: josé alfredo almeida


Rio de um tempo ontem. Curso armadilhado, vigiado por Adamastores de águas doces. Cachões. Pontos. Galeiras. Nomes diferentes, realidade mesma. Credos na boca, olhos suplicantes de arrais e outros aventureiros. Coração em prece. A Deus. Aos santos e santas degredados em capelas humildes, caiadas, nos cimos dos montes. Todos tão distantes... Ouviriam eles as vozes do desespero?


Rio vencedor. Garras afiadas, despedaçando vítimas de naufrágios. Inveja e crueldade. Rio vencido por homens heróis sem nome na história. Anónimos. Recordados por poucos. Sem honras nem medalhas póstumas. Por arma a espadela. Por força a fé. Por força, a força. Da masculinidade. Braços ágeis, musculosos. O orgulho da insubmissão. Não têm quilhas, os rabelos. Têm-na os mestres, no peito, como as aves. Para romper obstáculos. Para rasgar caminhos. Para intimidar desfiladeiros.

Rio antigo. Primeira estrada para primeiros barcos. De condutores esculpidos por sóis e por chuvas. Por ventos e por geadas. Transporte de gentes e de vinhos. Riqueza do Douro. Trabalho do Douro. Do Douro para o mundo.



Vila Real, 4 de Abril de 2016
M. Hercília Agarez

1 comentário:

  1. MARAVILHOSO RIO:::
    MARAVILHOSA FOTOGRAFIA ...
    UM MOMENTO::BONITO:::DE LEITURA..
    GOSTO ..DE OLHAR ESTE MEU "RIO"!!!!

    ResponderEliminar