quarta-feira, 27 de abril de 2016

Fazer História

Foto Marius (Vila Real)
´

                                                                       "Nasci na Régua - o meu pequeno mundo da infância"

                                                                        Rui Machado



Com a presença do Corpo de Bombeiros Voluntários da Régua, trajados a rigor com uma impecável farda de gala, esta fotografia fixa a cerimónia da posse do Presidente da Câmara da Régua, Dr. Rui Machado: 26-02-1962.
Nos anos 60, este jovem médico reguense fez, à frente dos destinos da autarquia, uma parte da História da Régua que era necessário contar e urgentemente guardar para que as gerações gerações vindouras conheçam  melhor a terra onde nasceram e vivem.
Cidadão apaixonado pela sua terra, activamente empenhando socialmente, independentemente da ideologia de direita que professava, exerceu activamente clínica médica, dedicado adepto das cores do Sport Clube da Régua e grande defensor e  divulgador  da beleza e das águas milagrosas das termas das Caldas do Moledo, tem o seu nome ligado à construção do nosso Mercado Municipal - hoje baptizado com o seu nome - mas, para sabermos mais do seu tempo e da sua acção como político e autarca, merecia que imortalizassem o numa pequena biografia. Para que fosse lembrada  a vida de um homem invulgar  e o seu longo percurso como um figura pública local influente  que, à sua maneira, marcou o passado da Régua, sua terra natal, a que ele em afectuosas palavras confessou ser o seu "pequeno mundo da infância".  



José Alfredo Almeida

1 comentário: