domingo, 27 de março de 2016

Dia Mundial do Teatro





O DIA MUNDIAL DO TEATRO é comemorado em 27 de Março, e uma das mais importantes manifestações por isto é a difusão da Mensagem Internacional, escrita tradicionalmente por uma personalidade de dimensão mundial, convidada pelo Instituto Internacional do Teatro para partilhar as suas reflexões sobre temas de Teatro e a Paz entre os povos. 
Esta mensagem é traduzida em mais de vinte línguas e lida perante milhares de espectadores antes do espectáculo da noite nos teatros do mundo inteiro. 
E  foi esta a mensagem de 2015:"Será que precisamos de teatro?
Esta é a questão que se coloca, por milhares de profissionais de teatro decepcionados e milhões de pessoas que estão cansadas de se perguntarem isso.
Por que precisamos dele?
Hoje, quando as cenas teatrais são tão insignificantes, comparadas com a realidade das ruas, praças e cidades, onde as tragédias reais da vida real são vividas a cada dia.
O que é o teatro para nós?
Galerias e salões banhados a ouro, poltronas de veludo, vozes polidas, actores elegantes, ou, algo completamente oposto: uma caixa preta, coberta de lama e sangue, e uma pilha de corpos nus e raivosos no seu interior.
O que o teatro é capaz de nos dizer?
Tudo!
O Teatro pode nos dizer tudo: como os deuses habitam no céu, e como prisioneiros definham em esquecidas cavernas subterrâneas; como a paixão pode nos elevar, e como o amor pode arruinar, e como ninguém precisa de outra pessoa do bem neste mundo, e como reina este engano; como as pessoas vivem em apartamentos, enquanto crianças definham em campos de refugiados; como todos eles devem voltar para o deserto, e como todos os dias eles são forçados a se separarem de seus entes queridos. 
O teatro pode nos dizer tudo.
O teatro sempre foi e sempre será.
Ao longo dos próximos cinquenta ou setenta anos, o teatro será particularmente necessário. Com efeito, se observarmos todas as artes, para o público, é apenas o teatro que vai de boca em boca, de olho no olho, de mão em mão. O teatro não precisa de intermediários para operar entre os seres humanos. É uma parte transparente do universo que não pertence ao norte ou sul, leste ou oeste. Ele é a própria essência da luz que brilha nos quatro cantos do globo e é reconhecido por qualquer pessoa, seja hostil ou amigável.
E precisamos das mais diferentes formas de fazer teatro. No entanto, penso que, entre todas as formas possíveis de teatro, as mais necessárias são as arcaicas. E o teatro ritual não precisa, necessariamente, se opor ao contemporâneo. A cultura secular está cada vez mais enfraquecida e o que é chamado de "informação cultural" tem sido gradualmente afastada e substituída por “entidades” simples, bem como nossa esperança de encontrá-las um dia.
Mas eu posso ver isso claramente agora: o teatro tem suas portas abertas amplamente. Entrada gratuita para todos e todo mundo.
Para o inferno com artigos electrónicos e computadores. Basta ir ao teatro, ocupar fileiras da plateia, dar ouvidos às palavras e ver atentamente as imagens ao vivo. É o teatro na nossa frente, não o desprezemos e não percamos a chance de participar dele - talvez a mais preciosa oportunidade que temos de compartilhar nossas vidas vãs e apressadas.
Precisamos de teatro em todas as suas formas. 
Mas, seguramente, há uma que ninguém precisa: Estou falando do teatro dos jogos políticos, teatro de "ratoeiras" políticas, teatro de ideias políticas fúteis. O que nós certamente não precisamos é de um teatro de terror diário, individual ou colectivo. O que não precisamos é de um teatro de cadáveres e sangue nas ruas e praças públicas, na capital ou nas cidades do interior, de um teatro hipócrita de confrontos entre religiões ou entre grupos étnicos."

Anatoli Vassiliev

Sem comentários:

Enviar um comentário