quinta-feira, 14 de maio de 2015

Resumo de uma grande vida








Antão Fernandes de Carvalho e a República no Douro
Autora:  Carla Sequeira
Ediotora: CITCEM, Dezembro de 2014 



Apresentação na Quinta-feira, 21 de Maio, às 21:00 horas
MUSEU DO DOURO em Peso da Régua



                      "Pela importância que teve na região do Douro, num período crucial da história, Antão de Carvalho merecia uma obra biográfica rigorosa e de fôlego, que nos desse a conhecer a sua acção e os contextos que a envolveram."

                   Do Prefácio de Gaspar Martins Pereira




"Coerente com os princípios morais, sociais e políticos que dominaram a minha agitada vida e pelos quais indefectivelmente lutei, afirmo neste solene momento, a minha concordância com a moral cristã, a minha fé na República e o meu anseio de que esta se adapte ao imperativo do progresso, em marcha para uma mais perfeita e justa organização social. 
No isolamento em que actualmente vivo, tenho sempre presentes no espírito e no coração esta sagrada Região Duriense e a linda terra da Régua, bem como acima de tudo a modesta aldeia em que nasci, dando por bem empregados o trabalho e sacrifícios de toda a ordem que durante anos lhes consagrei.
O meu funeral será feito à vontade do meu testamenteiro dos adiante nomeados que aceitar cargo. Desejo no entanto, que ele seja modesto e simples, espelho do que fui em vida, sem convites ou sugestões e que o meu corpo vá repousar no jazigo de família, erecto no cemitério de Poiares, deste concelho, junto de meus pais e irmãos, como tal considerando o meu bom cunhado António, passando, se assim entenderem, na ridente aldeia de Vila Seca, onde nasci, estando ou não depositado algum tempo na velha “Casa Amarela”, relíquia familiar, ou na formosa capelinha de que minha irmã Zélia é desvelada protectora, será a ronda do morto sem descanso como na atormentada vida se viu.”


Do Testamento de Antão de Carvalho

1 comentário:

  1. Uma "vida" nobre ..
    modesta , simples ...
    uma valiosa ...história , esta !....

    ResponderEliminar