quinta-feira, 14 de maio de 2015

Líder do Douro






"Antão Fernandes de Carvalho (1871-1948) foi um líder político destacado da  Região Duriense entre os finais da Monarquia e o início do Estado Novo, que alcançou projeção nacional, na qualidade de deputado, senador e ministro.
Nesta primeira abordagem ao seu percurso biográfico, situar-nos-emos na sua Acão política entre 1891 e 1910, procurando identificar o seu papel na transformação da Régua num baluarte republicano ainda durante a Monarquia, bem como os mecanismos de afirmação do republicanismo na Região Duriense.
Antão de Carvalho nasceu em Vila Seca de Poiares (concelho de Peso da Régua),em 1871. Encontrava-se a estudar Direito em Coimbra quando se deu o «ultimato inglês», decidindo-se a assinar, juntamente com Afonso Costa, António José de Almeida e João Menezes, o manifesto de 13 de Novembro de 1890 contra o regime monárquico.
A sua participação neste ato era coerente com a adesão ao ideal republicano, que afirmava professar desde os 15 anos. Revia-se, assim, num manifesto de teor radical,que preconizava o derrube da monarquia, ao mesmo tempo que exigia a renovação das classes dirigentes do partido republicano por considerar que se perdera uma oportunidade de concretizar a revolução.
Abraçando a via revolucionária, Antão de Carvalho viria a tomar parte ativa na Revolta de 31 de Janeiro de 1891, como membro do comité revolucionário da Régua, e a integrar o «Grupo Republicano de Estudos Sociais», em 1896. Desta forma, incluía-se, de pleno direito, na «geração do Ultimatum», vindo a assumir uma posição importante dentro do Partido Republicano Português, como seria reconhecido pelos seus contemporâneos."


Carla Sequeira
Investigadora do CITCEM/ FLUP

In  ATAS I CONGRESSO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA

Sem comentários:

Enviar um comentário