sábado, 20 de fevereiro de 2016

Régua inédita




Palavras Prévias

"Nasci na Régua e embora vivendo sempre um pouco afastado por motivo dos meus estudos, nunca me escuso a visitar esta linda Terra. Assim todos os anos, nas férias, lá vou eu abraçar toda aquela minha gente - e o meu pequeno mundo de infância.
Amando profundamente a Terra em que nasci e vivi até aos dez anos, onde aprendi as normas básicas que me têm   guiado na vida, será estulicia dizer que conheço a sua gente, os seus costumes, os seus anseios ? Creio que não.
A Régua oficialmente  Peso da Régua, é uma terra próspera (?), bonita (?), porque ela é um pouco do douro e o Douro no dizer de certos turistas, conhecedores e cultos é a imagem única no Mundo!.
A gente do Peso da Régua é gente do Douro, melhor dizendo, de Trás-os-Montes e Alto Douro. Gente de bem, honrada, trabalhadora, persistente, amargurada pelo problema do "seu" vinho, agarrada à sua terra, vivendo e morrendo por ela.
O vinho - o afamado e internacionalmente Port-Wine - é a sua vida. Por isso aqui, além de sempre, no presente trabalho, este factor aparecerá dominando os Destinos dessa boa gente. Eu com o coração nas mãos ( sou Douro) tenho que deixar aqui expressa a verdade só a verdade! Pode ser dura e difícil de tragar! Mas como se destina a pessoas de elevado nível mental, ela não será destrutiva, antes um apontamento lembrando as necessidades dessa terra e dessa gente."

Rui Machado  

1 comentário:

  1. Como os reguenses eram aparentemente felizes no tempo em que o teu pai Dr. Rui Machado, escreveu este testemunho.

    Agora só o vinho faz jús à nossa terra. Que mais temos? Pessoas sem perspectivas de vida, sem futuro no seu Douro.

    Que Deus tenha a sua alma em bom lugar.

    Bjs. Milita

    ResponderEliminar