segunda-feira, 20 de julho de 2015

Casa Viúva Lopes

Foto: josé alfredo almeida


Esta é uma casa simbólica da Régua e um  digno exemplo do dinamismo  comercial  de uma terra que nasceu e cresceu  como se  fosse toda ela  uma grande  balcão de negócios.
Esta  casa marcou um tempo e várias  famílias e gerações.
Esta casa  faz parte  história na Régua  e dos seus Bombeiros  que não esquecem o  incêndio que a  destruiu e  roubou a vida a um jovem bombeiro de 33 anos, o João Figueiredo,  mais conhecido por João dos Óculos.
Muitos reguenses devem  lembrar-se  desta casa e dela  ter uma recordação viva para contar aos seus amigos e descendentes.
Pode dizer-se que  muitas décadas  antes de aparecerem as superfícies comercias, a Régua teve aqui aberto ao público o grande  e moderno supermercado  que todo vendeu e  alcançou  fama e  grande sucesso comercial.
Esta casa era  conhecida como a Casa VIÚVA LOPES. 
Ela conseguiu  sobreviver  ao fatídico  incêndio de Agosto de 1953, mas  não às mudanças do tempo e  às novas  regras do monopólio comercial .
Mas, acabou por desaparecer  no nosso tempo, no século XX, mas com uma história cheia de acontecimentos  e memórias. Pena que é que  o comércio reguense não tenha sido  capaz de escrever para além do registo do deve e haver.

1 comentário: