terça-feira, 16 de junho de 2015

(Re)Conhecer a Régua-228

Arquivo  de José alfredo almeida


A Régua (quase) inundada pelo rio Douro,Janeiro de 1962. Esta fotografia é uma mais que imagem de tempo é, sem margem de dúvidas, um documento histórico da heia de 1962, a segunda maior do séc. XX (a maior cheia é de 1909 com um caudal de 16.700 m3/s) em que o rio Douro galgou as suas margens e inundou uma grande  parte mais baixa da cidade ( Av. João Franco e as ruas Custódio José Vieira, Ferreirinha, na Av, Sacadura Cabral e nos lugares  mais povoados, como o Olival Basto e o Salgueiral. 
Sabe-se que  esta cheia, não sendo a maior registada,  atingiu um caudal de 15.700 m3/s , ou seja, o rio Douro subiu cerca de 23 metros de altura acima do nível médio do leito normal.
Apesar da sua gravidade, não causou  nenhuma  vítima mortal, mas deixou um rasto enorme de prejuízos e muitas  pessoas desalojadas. 
Esta rara fotografia mostra também a impressionante dimensão desta e que o rio, durante alguns dias, o enorme  espaço urbano que às águas do rio atingiram. Quem conhece a nossa terra, ao rever como nós esta imagem, como nós, fica deveras impressionado como este rio, que foi capaz, em pouco tempo, de paralisar toda  a actividade comercial, impedindo a passagem e a circulação de carros e pessoas nas principais ruas. 
Pode dizer-se, que em Janeiro de 1962, a baixa da Régua esteve praticamente toda alagada pelas águas do Douro.
Pena é que esteja por se escrever uma história da cheia de 1962. Até hoje, nenhum cronista social, curioso ou alguém com labor de historiador foi capaz de fazer um  relato circunstanciado do acontecimento que marca o passado reguense como um acontecimento empolgante,  que anda de boca em boca de  todas as gerações, e sai das memórias como uma matéria viva, permitindo fazer comparações e outros comentários quando vêem às aguas do rio Douro sair fora da margem e subir até à sua avenida ribeirinha.  

José Alfredo Almeida

4 comentários:

  1. Memórias ...de um passado...doloroso.!..
    O nosso rio ...o Douro ...implacável ,.......
    impetuoso ...
    Marcante ,,,quanto baste !!!






    ResponderEliminar
  2. Memórias de um passado....
    guardadas numa foto...
    Uma história de vida,, ...,,marcante....

    ResponderEliminar
  3. Nasci eu nesta altura, pelas mãos da D. Sofia, em 6 de Janeiro de 1962.
    Valdemar Alberto do Vale

    ResponderEliminar
  4. nessa data nao vi na regua mas vi na foz do tua que atualmente por baixo do apeadeiro de s. mamede galgou a linha da CP esta marcada no muro da quinta do semites cobriu os pilares da ponte do caminho de ferro na ponte do tua quase chegava a linha

    ResponderEliminar