Contos e Novelas
Vol.I
Autor: João de Araújo Correia
Prefácio de João Bigotte Chorão
Editora: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2007
"Ninguém como João de Araújo Correia para, numa bela página enxuta, resumir a sua vida. Vida que, como a de todo o homem, podia caber em três palavras: nascer, sofrer, morrer. Mas o que torna a sua vida diferente da dos comuns mortais é o exercício da medicina ainda entendida como um sacerdócio e a vocação literária servida por um estilo de singular limpidez.
(...)
O humanismo de João de Araújo Correia resume-o ele assim: "É preciso ser homem antes de ser médico" Daí o conselho, que nos parece paradoxal, de um velho médico a um jovem colega, para ler o D. Quixote "para sair bom clínico". Comentário do nosso autor: "Atilado conselho, porque o D. Quixote é a Humanidade. Que importa a técnica, se a não precede, como a luz potente, a intuição de quanto é humano?"
Temos para nós que D. Quixote e Sancho Pança não são duas personagens distintas, mas os dois rostos do mesmo homem, em que há idealismo e realismo. Sem idealismo, o homem não é senão um ser sem asas e sem sonho, cativo como um animal do instinto."
João Bigotte Chorão
Um texto que li com gosto .
ResponderEliminar" Recheado " de sabedoria , generosidade, humildade ,..